segunda-feira, 25 de outubro de 2010

7 maiores mitos da bolsa

http://www.oguardiaodoseudinheiro.com.br/2010/10/21/7-maiores-mitos-da-bolsa-de-valores/

1. Para ganhar precisa-se de informação - 1º Informação privilegiada é ilegal. 2º Informação sem conhecimento é como um navio sem mar.

2. Precisa comprar na hora certa - Errado, precisa-se comprar a empresa certa. Melhor que pegar o primeiro ônibus é pegar o que vai para o lugar que você quer ir.

3. Análise Gráfica é para Curto-Prazo - ERRADO, afinal o longo-prazo não pode ser a soma de diversos curto-prazos? De qualquer forma, acreditar em análise gráfica me parece o maior dos mitos.

4. Blue-chip é mais seguro - Se isso fosse verdade a Telemar e a Net teriam sido as melhores ações da década passada. Empresa boa é a empresa ética e lucrativa, não importando o seu tamanho.

5. IPO dá dinheiro - Pode ser verdade se for completado com “para o banco que faz a oferta”.

6. Só perde quem realiza - Pode ser verdade se estiver disposto a esperar até a próxima encarnação para recuperar as perdas de Ecodiesel por 14,00 ou Agrenco por 6,00. Se a empresa é o ruim o prejuízo rápido será o melhor.

e a pior de todas…

7. É só comprar Petro e Vale. Com a queda dessa em 2008 e o desempenho recente da outra não há necessidade de comentários. Quando você acredita que descobriu a fórmula, pode esquecer, pois a fórmula já mudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário